Biosfera Pilates

Prolongue sua vida com treinamento funcional

Comemorando seus 10 anos de atuação, a Biosfera Pilates conta agora com esta nova atividade física com o mesmo propósito: buscar a mudança de vida dos alunos

Utilizado cada vez mais nas academias, o treinamento funcional significa, na tradução literal, ganhar habilidade, conhecimento e competência funcional, que tem função.

Dessa forma, qualquer pessoa de qualquer idade, de qualquer perfil esportivo – seja uma pessoa que não faça atividade física até um atleta, pode contar com os benefícios do treinamento funcional.

Por que treino funcional na Biosfera?

A decisão das sócias e instrutoras de pilates Karen Coleta e Érika Rett ao trazer o treino funcional para o estúdio, já conhecido como especialista em pilates, não foi aleatória. Em primeiro lugar, foi considerado o conceito do novo projeto, juntamente com a nova sócia no treino funcional, Vanessa Sales.  O projeto conta com o apoio de Bruno Luiz Fornitano, que é educador físico com especialização em ortopedia multiprofissional e de Juliana Garcia, que é especialista em Treinamento funcional e Personal Fight.

Assim como a Biosfera Pilates, o treinamento funcional realizado por Bruno e Juliana possui a mesma essência e propósito – contribuir para que as pessoas estejam conectadas com seus corpos, presentes e conscientes de cada movimento durante as aulas, para uma real mudança de vida.

 

img_7261   img_7262


Treinamento funcional X pilates

Apesar de os dois buscarem o mesmo objetivo e contarem com a mesma essência, em relação ao pilates, o treino funcional é mais dinâmico, enquanto o pilates busca movimentos mais suaves junto à respiração, com mais tranquilidade.

Além disso, há diferenças de metodologias e equipamentos.

Segundo o educador físico, é possível trabalhar desde movimentos de consciência corporal até movimentos mais potentes, que demanda força e velocidade no menor tempo possível. Mas para chegar nesta etapa é preciso construir todo um alicerce antes.

Assim, o funcional pode melhorar as capacidades cardiovasculares, cardiopulmonar, resistência, acelerar o metabolismo, melhorar resistência de lactato, contribuindo para prolongar a vida das pessoas com muito mais qualidade.

Como afirma o profissional, “se a pessoa busca melhorar a capacidade de potência, ser mais resistente, fazer exercícios aeróbios e anaeróbios, sem cair na mesmice e na rotina, o treino funcional é o exercício ideal”.

Inclusive, há pessoas na Biosfera que realizam as duas atividades, afinal, um exercício é complementar ao outro.

 

img_7265


Como funciona o treino?

Nenhum treino é igual ao outro, pois a ideia é variar ao máximo os estímulos. Dessa forma, o corpo não cai numa monotonia e, ao mesmo tempo, cria-se o maior acervo motor possível, tornando o corpo mais inteligente, mais preparado para o dia a dia ou para algum esporte específico.

Assim como no pilates, o treino funcional tem turmas de no máximo quatro pessoas, com exercícios específicos para as diferentes necessidades do aluno. Cada aula tem duração de uma hora e é oferecido duas vezes por semana.


img_7263
img_7264


Quem pode fazer?

Como dito anteriormente, qualquer pessoa de qualquer idade e de qualquer perfil esportivo – seja uma pessoa que não faça atividade física até um atleta.

Uma pessoa com uma rotina normal, que não faz outra atividade física ou esporte e quer ter uma qualidade de vida e procura o treino funcional, vai ganhar equilíbrio e sinergia para o corpo.   

Identifica-se simetrias musculares e articulares, além de desequilíbrios causados por padrões de movimentos inadequados ou mal educados, e em cima disso, trabalha-se na busca de um reequilíbrio para o corpo. 

Também é muito indicado para pessoas que trabalham no computador, por exemplo. Neste caso, o treino será direcionado para compensar esse vício postural.

Uma pessoa idosa, que tem uma necessidade mais diária de ao menos se deslocar dentro de casa e na rua, subir e descer escadas, carregar compras e fazer uma limpeza básica, também pode ganhar mais preparo e qualidade de vida, deslocando-se com maior coordenação, velocidade, força e resistência.

Na outra ponta, os maiores atletas do mundo utilizam o treinamento funcional atualmente. Devido ao conceito de trazer uma função especifica para aquela pessoa, respeitando a individualidade, seu biotipo e o que ela possui de antecedentes de treino. Atletas de diferentes modalidades ou mesmo aqueles que querem praticar um esporte podem ganhar a função ideal para realizá-lo com mais segurança e maior rendimento.

Gostou do treino funcional da Biosfera Pilates? Agende uma aula experimental! Envie um e-mail para contato@biosferapilates.com.br