Biosfera Pilates

Pilates e Gestação

Com todas as controvérsias sobre exercitar-se durante a gravidez, algumas gestantes se questionam sobre a prática do Pilates.Pilates é um dos exercícios mais indicados durante a gestação. O Pilates trabalha pelo “centro de força” , onde os músculos abdominais trabalham em sinergia com a coluna e assoalho pélvico.

Exercícios de Pilates fortalecem e tonificam esses músculos que são usados para carregar o bebê, ajudar durante o parto e deixá-la em forma após o nascimento.

Gestantes que já praticavam Pilates ou outra atividade física podem fazer aulas desde a 1a semana, desde que apresente condições saudáveis e tenha autorização médica. Caso não esteja fazendo atividades ou estiver em cuidados especiais no início, é recomendável que espere até o 3o mês para iniciar as aulas e que tenha também a liberação do obstetra.

Pilates pode beneficiar muito seu bebê. São exercícios suaves que aumentam a oxigenação e nutrientes ao seu bebê. As técnicas de respiração aprendidas no Pilates contribuem para um parto mais fácil.

Além de todos os benefícios dos alongamentos, fortalecimentos e da respiração, o Pilates ajuda a gestante a conectar mente e corpo, portanto passa a ser um tempo para relaxar, reduzir estresse e colocá-la fora da agitação do dia a dia.