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Benefícios de Pilates para corredores

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O treino de um corredor envolve muita potência, coordenação estabilidade.  Um dos principais problemas relacionados à prática de corrida é a sobrecarga das articulações, especialmente dos joelhos, tornozelos e quadris.  Isso porque a corrida é um exercício repetitivo, que precisa de muito controle da postura.

O Pilates pode ser incluído no treinamento desses atletas tanto para potencializar o desempenho esportivo quanto para prevenir as lesões e problemas musculares associados à corrida.  Uma de suas principais contribuições é, justamente, a correção e manutenção da postura.

Fortalecendo os músculos centrais do corpo (core), responsáveis pela sustentação da coluna, o atleta terá mais controle sobre sua postura e mais fluidez e economia dos movimentos.  “O Pilates alinha o corpo para que o atleta consiga fazer a corrida de forma mais segura”, resume a instrutora de Pilates Rafaela Porto.

Além disso, a técnica aumenta a capacidade respiratória dos corredores e pode ser muito eficaz no pós-treino, aliviando dores e fadiga muscular.  Ainda segundo a instrutora, os exercícios de oblíquos, movimentação de tronco e alongamento do Pilates são importantes para o alinhamento corporal, para o fortalecimento do abdome e para o relaxamento dos músculos.

O Pilates funcional, com o uso de acessórios como faixas, elásticos e bola ajudam no condicionamento atlético, simulando gestos esportivos comuns aos atletas.  Veja os principais benefícios do Pilates para os corredores:

– Fortalece e estabiliza os músculos do “core”
– Tonifica e dá resistência;
– Diminui o impacto nas articulações;
– Aumenta a flexibilidade;
– Ajuda na concentração e na respiração;
– Melhora o desempenho atlético;
– Previne lesões