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Alimentos Funcionais

Como já falamos no post anterior os alimentos funcionais buscam o bom funcionamento do organismo pelo seu valor nutricional e também na prevenção de doenças.

Neste post falaremos de alguns alimentos funcionais, que vão além de nutrir, que você pode introduzir no cardápio e sentir a diferença.

Chá de hibisco – Além de diurético, o chá diminui a vontade de comer doce, tem ação desintoxicante e contribui para afinar a cintura. Não é preciso adoçar, o melhor é comprar a planta desidratada, preparar e tomar ao longo do dia.

Pimenta caiena – O gosto picante desencadeia no cérebro a produção de endorfinas, substâncias que trazem bem-estar. Provoca a vasodilatação, melhorando a circulação sanguínea. Ao acelerar os batimentos cardíacos, aumenta o gasto de energia pelo organismo. Aumenta o pique e tem papel no controle das doenças cardíacas.


caiena

semente-de-chia-1

 

Chia – Essa semente de origem andina entrou no cardápio graças a seus poderes protetores para o coração, cortesia do ômega-3. Aliás, é mais rica nesse nutriente do que sua concorrente, a linhaça. A chia aumenta a saciedade e melhora o ritmo intestinal

 

 

Suco verde – Consumido pela manhã, ajuda a eliminar toxinas e, por ser rico em fibras, melhora o funcionamento do intestino. Quando juntamos ingredientes termo gênicos, como a pimenta caiena, o suco ainda acelera o metabolismo e a queima de gorduras. Sem falar que, depois de um copo da bebida, é difícil você sentir fome por pelo menos três horas = saciedade.

Abacate – Antes desprezado pelo seu alto teor de gordura, na verdade sua polpa macia é fonte potente de gorduras saudáveis, com ação anti-inflamatória, aumenta o colesterol bom (HDL) e combate o ruim (LDL). Além de alto teor proteico e muitas vitaminas, é rico em triptofano, um aminoácido que trabalha a síntese da serotonina, o hormônio do bem-estar. Por isso, ajuda no controle da ansiedade e no processo de perda de peso. Também intensifica a ação do GH, hormônio que contribui para o aumento da massa muscular.

gengibre

Gengibre – Usado há séculos como bactericida, daí a tradição de usá-lo em chás para prevenir e tratar gripes e como parceiro do peixe cru na culinária japonesa. O gengibre pode muito mais: antioxidante, combate os radicais livres e contribui para desacelerar o envelhecimento; termo gênico, turbina o metabolismo e a queima de gorduras; é excelente no combate às náuseas e tem atuação comprovada na diminuição da gordura abdominal.

 

Lembre-se a dieta funcional não é só uma questão de contar calorias, mas sim em ter um cardápio equilibrado. Experimente !